15/04/13

Quantos dias aguenta um cão sozinho?


Nos diferentes pedidos que nos chegam por telefone ou email infelizmente que já não é a primeira vez que me surge algo do género:

"gostaria de saber valores para um pet sitting durante 15 dias para um cão na zona x"

A primeira pergunta é: o cão vai estar sozinho? Ou vai estar acompanhado por pessoas?

Eu não consigo apenas dar valores. Aliás, isso é o mais fácil uma vez que estão todos no blog da trela para quem estiver interessado (ver mais sobre pet sitting). No entanto, como é que um dono, que se presume responsável, pode pensar em ausentar-se de casa por um período de 15 dias deixando o cão completamente sozinho?

Para além disso antes de qualquer pet sitting tenho de fazer uma série de perguntas que a meu ver são fundamentais para que tudo corra bem durante o pet sititng. O cão costuma estar sozinho (não vai chorar?), o cão está habituado a ficar sem os donos? costuma passar os dias sozinho (ex. quando o dono vai trabalhar?) ou está sempre acompanhado? 

Sempre que falamos de apenas um cão num pet sitting superior a cinco dias (dependendo do n.º das visitas diárias 1, 2 ou 3 visitas) sugerimos que o cliente fale com um familiar para passar uns dias lá casa ou umas tarde de modo em que o cão se sinta mais acompanhado.

Já fiz vários pet sittings de 15 dias, de três semanas.. mas em todas as ocasiões ajudámos os donos a encontrar a solução mais adequada ao perfil do cão. Muitas vezes a solução para ausências mais prolongadas passa por conciliar com amigos e família para que fiquem mais acompanhados. Podem, como por exemplo já aconteceu, ir passar uns dias a casa da avó e os passeios ficam por nossa conta.

No caso de ser mais do que um cão, normalmente aguentam melhor porque têm companhia, o mesmo acontece com os gatos. Ao contrário do que muita gente julga, também sentem a ausência dos donos e precisam de companhia.

Por outro lado,  quando nos conhecem já sabem que os donos vão, as pet sitters vêm mas: os donos voltam. Por isso recomendamos que nos apresentem aos vosso cães num fim-de-semana, por exemplo antes das férias de Verão. É muito diferente um pet sitting em que os cães ja nos conhecem que um pet sitting em que é a primeira vez. Tendem a stressar muito menos num segundo pet sitting. Repare que o pet sitter não pode apontar para o calendário e explicar ao cão, como se fosse uma criança, que o dono chega Domingo.


Não gosto de ver os animais ansiosos ou em stress a desenvolver comportamentos nervosos como over-grooming, por exemplo. O pet sitting tem de ser uma experiência agradável. Sentem sempre saudades, nos últimos dias podem ficar mais agitados, mas não queremos que seja stressante. Por isso não podemos descurar estes pormenores e simplesmente enviar preços chapa cinco. Por esta mesma razão faço sempre uma vista prévia aos donos, sem qualquer compromisso, para aferir que podemos realizar o pet sitting com toda a segurança e sem correr riscos desnecessários.

Gostaria de salientar que os animais não são, nem podem ser vistos como uma prisão. Não são de todo descartáveis no Verão e cabe aos donos serem responsáveis e equacionarem como vão fazer relativamente ao seu animal de companhia quando pensam em ausentar-se.

Felizmente há cada vez mais lugares pet friendly para ir passar férias, tal como há inúmeras soluções para os seus filhotes peludos: sejam pet sittings em internato, pet sitters que vão lá a casa ou uma alternativa que combine familiares e dog walkers. Procura uma solução para as suas férias? Se precisar de ajuda diga.

2 comentários:

  1. Surpreendente Miriam, como referi no Facbook, os peludos vão sempre comigo de férias:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu entendo. E na maioria dos casos acho que os donos fazem o memso. Mas em viagens aos estrangeiro fica mais complicado e mesmo em Portugal nem todos os destinos são pet-friendly. (Mesmo quando passamos férias na terra com a Família)... é normal e conseguimos arranjar sempre solução. Basta boa vontade e alguma agilidade :)ainda assim há quem complique. Férias com animais não tem de (nem pode) ser um drama.

      Eliminar