10/05/13

Passeios sem esticões e direcção assistida

Ainda se vê muito cães a passearem (ou arrastarem) os donos. 
Normalmente nos dogwalkings se puxam eu páro ou mudo de direcção, incentivando-o a vir comigo.
Puxar na Trela é um comportamento natural para o cão. Se andarmos vamos reforçar esse comportamento incentivando o cão a puxar na trela quando passeia. 

Ralhar com o cão, dar esticões/puxões não só não resolvem o problema (uma vez que o cão não deixa de puxar...), como podem gerar problemas de reactividade quando estão de trela, ou mesmo danos físicos como lesões na coluna, por exemplo. 

A ideia é conseguir que o cão passeie connosco sem tensão na trela.  Fazer do passeio algo agradável para nós e para eles. 
Sinceramente acho que os cães aprendem bastante rápido a dinâmica e aos poucos vão-nos acompanhando melhor. 

Se puxam não ando. 
Se andam sem esticar a trela, andam mais.
Vão até mais longe, recebem elogios ou jantam, caso leve a ração deles comigo para dar na rua para usar como recompensa. 
É essencial ter pachorra e para cães que puxam muito na trela nada como um passeio em "slow-motion", sem stress, sem ralhar os cães acabam por perceber que se puxarem não vão a lado nenhum... começamos bem devagarinho e aos poucos ganhamos ritmo :)

Infelizmente as pessoas complicam muito, usam técnicas erradas como esticões, recorrem a estranguladoras, coleiras de choque ou enforcadoras de bicos que são muito dolorosas para o cão. Para cães-tratores existem peitorais de prender a trela a frente que ajudam muito, sem magoar o cão que quando puxa é contrariado pelas leis da física pela trela presa na frente. Usar um peitoral destes é como conduzir um carro com direcção assistida ;)  http://dogswish.pt/shop/halti-harness-sml/ 

Infelizmente há muitos cães que por puxarem na trela, os donos não têm pachorra para os passear e acabam fechados em terraços, varandas sem nunca passearem. É muito, mas muito triste e ainda bastante comum.
Como Dog walker sei bem como é bom permitir que um cão aproveite o passeio! Farei tudo o que puder ajudar para melhorar os passeios dos cães neste país. ;)

Sem comentários:

Enviar um comentário