28/04/13

Quando somos recomendados

"Em boa hora me recomendaram a Miriam e me falaram do seu blog ‘Trela e Companhia’. Em boa hora lhe liguei e combinámos um pet sitting. Não posso estar mais satisfeita com os serviços que a Miriam proporciona.

Faz uma visita prévia e encarrega-se de fazer todas as perguntas necessárias para que tudo corra bem. Não deixa nada nada, repito, nada, ao acaso. De uma disponibilidade imensa, de um profissionalismo exemplar, pontual, uma coisa, nos dias que correm, infelizmente é pouco comum, e a juntar a isto muitíssimo carinhosa com a minha cachorrinha bebé, de nome Cookie.  E sempre sempre com um sorriso aberto. Mais? Sim mais. Tira fotografias, faz videos, dá presentes, passeia e exercita os nossos animais. É impossível pedir mais.

Não podia ter corrido melhor. Não podia ter saído mais descansada. Recomendo sem nenhuma hesitação que quem tem animais recorra a estes serviços.

Parabéns à Miriam, ao seu blog Trela e Companhia e muitíssimo obrigada."

Obrigada pelo feedback tão positivo Isabel Ferreira! :)
A opinião dos donos é sempre muito importante para nós. Saiba o que dizem da Trela e Companhia aqui.

Uma foto da coockie quieta..logo a seguir atacou-me com beijinhos!

25/04/13

Trelamobil

Para além dos cães e gatos tenho outra paixão... não tem patas mas tem pedais! A minha querida Bicicleta.
Sempre que posso vou para os pet sittings de bicicleta. Desde Novembro passado que ando completamente rendida à bicicleta.

Na verdade, por ser dog walker já ando mais a pé que a maioria das pessoas.. tenho uma noção de distâncias e do tempo que se demora a chegar de um lado ao outro ligeiramente diferente. Sou adepta da mobilidade sustentável (para bem de uma pegada ecológica mais simpática para as gerações vindouras), sempre adorei andar de bicicleta, não tenho medo dos carros e tudo isto fez com que a passagem para a bicicleta tenha acontecido de forma muito natural.

...Depois juntem-lhes eternidades para estacionar um carro ao fim do dia em Campo de Ourique ou no fim-de-semana junto a um mercado ou a a uma igreja! Ninguém merece... desde que a escala de visitas mo permita, e que não seja num sitio mais inacessível da cidade, o mais provável é ir na Trelamobil.

Já andei por zonas como: Benfica, Carnide, Telheiras, Campo de Ourique, Alvalade, Alameda, Arco do Cego, Saldanha, Rato, Príncipe Real...

Num instantinho vou de porta-em-porta, chego com ainda mais energia e sempre bem disposta! ...Porque pedalar tem uns efeitos secundários maravilhosos! (esqueçam o mito que é impossível pedalar em Lisboa!)

Ficam alguns momentos na Trelamobil a caminho das visitas da trela.


24/04/13

Coockie - pet sitting

A Coockie como ainda é uma pequenota de cinco meses contou com a nossa companhia durante a ausência da dona. Cachorra com muita energia, brinca connosco até gastar a pilha! Depois só quer uma soneca para recarregar baterias. Uma traquinas muito esperta que se portou lindamente em casa e no passeio. É um docinho que só apetece dar festas e beijinhos. ah! e também nos dá muitos beijinhos.. um amor que nos conquistou logo desde o primeiro momento.

23/04/13

O livro que fez de mim uma Dogaholic

Hoje dia 23 de Abril celebra-se o dia do Livro!
Como tal não podia deixar de  fazer referência ao livro que mudou a minha vida e que me faz dizer:

"Olá, o meu nome é Míriam e sou uma Dogaholic!"

Como muitos donos procurei ajuda para a minha pestinha e felizmente a minha veterinária sugeriu-me fazer uma consulta com sua colega a Dra. Paula Miranda, Médica Veterinária, Etóloga. Desde essa consulta que nem eu nem a minha pixie voltámos a ser as mesmas pois fiquei a saber o que era o treino através de reforço positivo e ganhei luzes para poder gerir todas as situações que não podia resolver. Saí com uma série de referências que me ficaram para a vida e entre elas a sugestão deste livro.


Este livro é delicioso e explica como se mudam comportamentos em cães, golfinhos, gatos, maridos, adolescentes e mesmo em nós próprios!
Fiquei tão fascinada que para além da minha Pixie treinei também o chefe na altura a dar-me mais elogios ahah (verdade! ...e não usei biscoitos). 
Nós não somos infelizmente programados para o reforço positivo. Marcamos apenas o que corre mal e nunca o que corre bem. Quantos elogios damos ao nossos cães? filhos? amigos ou colegas? (faz-me lembrar o Hobbes o cão suíço que passeei o ano passado, conheçam a história aqui). 
Sendo eu já uma optimista por natureza, que gosto de ver as coisas pelo seu melhor lado, este livro foi imprescíndível para que não só visse as coisas pelo lado positivo, como também passasse a marca-las e a recompensa-las.
...e já reza a ciência, segundo o psicólogo B.F. Skinner que comportamentos reforçados positivamente tendem a repetir-se. Não são apenas coisas bonitinhas: é ciência! ..e é maravilhoso comprova-la todos os dias no meu trabalho.  

Obrigada Karen Pryor por este livro maravilhoso e por todo trabalho desenvolvido em décadas em prol do desenvolvimento do treino e modificação comportamental através do reforço positivo sem uso de força ou dor.

15/04/13

Quantos dias aguenta um cão sozinho?


Nos diferentes pedidos que nos chegam por telefone ou email infelizmente que já não é a primeira vez que me surge algo do género:

"gostaria de saber valores para um pet sitting durante 15 dias para um cão na zona x"

A primeira pergunta é: o cão vai estar sozinho? Ou vai estar acompanhado por pessoas?

Eu não consigo apenas dar valores. Aliás, isso é o mais fácil uma vez que estão todos no blog da trela para quem estiver interessado (ver mais sobre pet sitting). No entanto, como é que um dono, que se presume responsável, pode pensar em ausentar-se de casa por um período de 15 dias deixando o cão completamente sozinho?

Para além disso antes de qualquer pet sitting tenho de fazer uma série de perguntas que a meu ver são fundamentais para que tudo corra bem durante o pet sititng. O cão costuma estar sozinho (não vai chorar?), o cão está habituado a ficar sem os donos? costuma passar os dias sozinho (ex. quando o dono vai trabalhar?) ou está sempre acompanhado? 

Sempre que falamos de apenas um cão num pet sitting superior a cinco dias (dependendo do n.º das visitas diárias 1, 2 ou 3 visitas) sugerimos que o cliente fale com um familiar para passar uns dias lá casa ou umas tarde de modo em que o cão se sinta mais acompanhado.

Já fiz vários pet sittings de 15 dias, de três semanas.. mas em todas as ocasiões ajudámos os donos a encontrar a solução mais adequada ao perfil do cão. Muitas vezes a solução para ausências mais prolongadas passa por conciliar com amigos e família para que fiquem mais acompanhados. Podem, como por exemplo já aconteceu, ir passar uns dias a casa da avó e os passeios ficam por nossa conta.

No caso de ser mais do que um cão, normalmente aguentam melhor porque têm companhia, o mesmo acontece com os gatos. Ao contrário do que muita gente julga, também sentem a ausência dos donos e precisam de companhia.

Por outro lado,  quando nos conhecem já sabem que os donos vão, as pet sitters vêm mas: os donos voltam. Por isso recomendamos que nos apresentem aos vosso cães num fim-de-semana, por exemplo antes das férias de Verão. É muito diferente um pet sitting em que os cães ja nos conhecem que um pet sitting em que é a primeira vez. Tendem a stressar muito menos num segundo pet sitting. Repare que o pet sitter não pode apontar para o calendário e explicar ao cão, como se fosse uma criança, que o dono chega Domingo.


Não gosto de ver os animais ansiosos ou em stress a desenvolver comportamentos nervosos como over-grooming, por exemplo. O pet sitting tem de ser uma experiência agradável. Sentem sempre saudades, nos últimos dias podem ficar mais agitados, mas não queremos que seja stressante. Por isso não podemos descurar estes pormenores e simplesmente enviar preços chapa cinco. Por esta mesma razão faço sempre uma vista prévia aos donos, sem qualquer compromisso, para aferir que podemos realizar o pet sitting com toda a segurança e sem correr riscos desnecessários.

Gostaria de salientar que os animais não são, nem podem ser vistos como uma prisão. Não são de todo descartáveis no Verão e cabe aos donos serem responsáveis e equacionarem como vão fazer relativamente ao seu animal de companhia quando pensam em ausentar-se.

Felizmente há cada vez mais lugares pet friendly para ir passar férias, tal como há inúmeras soluções para os seus filhotes peludos: sejam pet sittings em internato, pet sitters que vão lá a casa ou uma alternativa que combine familiares e dog walkers. Procura uma solução para as suas férias? Se precisar de ajuda diga.

11/04/13

Levámos o Freud a passear

Freud - Dog walking
Este nosso amigo Freud é um Boxer de cinco meses que nos conquistou de imediato com a sua doçura e boa disposição. Ainda está a aprender a fazer os xixis no local certo, por isso contou com a ajuda da Trela e Companhia. Levamo-lo à rua durante uma ausência dos donos que não quiseram que ficasse tanto tempo seguido sem ir passear. Portou-se lindamente e chegou a casa pronto para uma boa sesta.

Quer conhecer outros amigos que contaram com a nossa trela e companhia? 
veja aqui: http://trelaecompanhia.blogspot.pt/p/amigos-da-trela-e-companhia.html

02/04/13

happy meal para cães (e gatos)

Nos ultimos tempos tenho recomendado imenso os Kongs, dos quais sou fã!

Os Kongs são uns brinquedos muito resistentes em "forma de pêra" onde podemos por a ração lá dentro, criar receitas apetitosas e dar ao nosso cão que em vez de se atirar à taça e devorar a refeição em 30 segundos pode ficar entretido cerca de 30 minutos ou mais (dependendo da dificuldade e perícia do cão).

Eles adoram o desafio, ficam entretidos com o brinquedo que vai recompensando a brincadeira largando ração. São brinquedos próprios para roer ideais mas cães que adoram destruir coisas para se divertir.

Vejam  receitas e 10 boas razões para ter um kong neste post.

Ainda há muita gente que não conhece estes brinquedos maravilhosos e tenho deixado a sugestão a alguns donos que me contactam. Vejam o feedback maravilhoso que recebi! As fotos e vídeo falam por si..

A dona do Thor mandou-nos uma foto deste nosso amigo entretido com o kong.
Disse-nos ainda que a experiência tem sido Fantástica! 
O Bóris foi outro cão que descobriu o Kong (tanto o Clássico como o Kong Woobler, que também podemos ver no vídeo). Este amiguinho é jovem e tem montes de energia. O Kong tem sido optimo para ele gastar energias. Uma refeição no kong obriga-os a estar concentrados e a puxar pela cabeça, deixando-os também estafados. Para qualquer cão, mas principalmente para cães urbanos que não vêem preenchidas as suas necessidades de exercício físico a estimulação mental recomnda-se. (Saiba mais sobre estimulação mental neste vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=euSO8sBHAJw)


Por isso os kongs são uma optima sugestão para os pet sittings. Vejam o caso da pequena pickles para a qual eu preparava um kong em todas as visitas! Maravilhoso vê-a depois a atira-lo ao ar e a divertir-se para conseguir as guloseimas. :)

Kong ready, set... GO PLAY! ;)



Também fazem um sucesso com gatos ;) vejam só a Xana!
Gostavam de ter um kong?

Podem comprar na loja do cão
https://www.lojadocao.pt/kong-classico?search=kong

Já têm Kongs? qual a vossa experiência? :)